FORMAÇÃO EM ATENDIMENTO FRATERNO
PROGRAMA JORNADA FRATERNA
 Formação-capacitação progressiva de trabalhadores espíritas para as atividades de Atendimento Fraterno do Centro Espírita, com distinção entre essência - os conteúdos da formação específica de trabalhadores - e forma - a metodologia desenvolvida.

ORIGEM

São constantes as demandas que recebemos do Movimento Espírita por atividades de capacitação de trabalhadores na área do Atendimento Espiritual no Centro Espírita (AE), principalmente nas atividades de “Recepção” e “Atendimento Fraterno pelo Diálogo”.

Constatamos que o atendimento a essas demandas envolve um significativo número de trabalhadores, pois, segundo nosso entendimento...
 ... todos os integrantes de uma
Casa Espírita que fazem
atendimento a pessoas
(encarnadas ou desencarnadas)
são, por definição,
"Atendentes Fraternos".
 
Idealizamos, assim, uma ação capaz de atender a essas demandas através de um programa de capacitação de trabalhadores que denominamos “Jornada Fraterna”, como uma estratégia que focaliza os conteúdos e experiências de formação para o maior número possível de voluntários, abrangendo todos aqueles que quiserem realizar as atividades propostas, não somente no Distrito Federal, mas ainda nas outras unidades da Federação Brasileira e no mundo.

PARTICIPANTES
A participação é aberta a todos os interessados em se desenvolver na área do Atendimento Fraterno. Distinguem-se pelo menos três tipos de participantes.
      INSTITUCIONAIS: Pessoas associadas a uma Instituição Espírita e que tencionam aprender os conteúdos oferecidos com vistas a continuar seu trabalho como voluntários. Estes são convidados a compor um "Grupo de Formação", conforme recomendado na metodologia do Programa.
     INDEPENDENTES: Pessoas que se interessam pela formação em Atendimento Fraterno e que objetivam estudar seus conteúdos independentemente de pertencimento a alguma instituição ou tarefa.
     DESEJOSOS DE AUTOTRANSFORMAÇÂO: Pessoas que se interessam por estudar os conteúdos da formação com vistas ao seu aprimoramento pessoal.
 Observação: Pela própria natureza dos conteúdos da Formação Básica, os resultados pessoais objetivados pelo terceiro tipo de participantes serão também naturalmente obtidos pelos outros dois.

PROGRAMAÇÃO
O Programa Jornada Fraterna objetiva a formação de trabalhadores espíritas para o trabalho na atividade de “Atendimento Fraterno” a pessoas, segundo a terapêutica do Cristo Consolador. Desenvolve-se nas seguintes modalidades de estudo: 
1. Formação Básica em Atendimento Fraterno
2. Formação Continuada em Atendimento Fraterno

FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
A formação básica é necessariamente a primeira e de natureza indispensável ao acompanhamento das atividades de formação continuada. A palavra ‘formação’ é utilizada para significar que essa jornada não se reduz a um simples curso de aprendizagem de conhecimentos e habilidades, mas sim, que deve se realizar como um trabalho interior ativo de transformação do Participante. Foi concebida para se tornar uma caminhada íntima de desenvolvimento e reafirmação de valores cristãos, compreendendo a internalização de posturas e procedimentos naturais de acolhimento, consolação e esclarecimentos ao próximo à luz do Evangelho do Cristo e das revelações da Doutrina Espírita. Compreende a fundamentação doutrinária e evangélica, a organização e a prática do atendimento no Centro Espírita, com foco particular nas atividades de Recepção Fraterna e Diálogo Individual. Pode ser realizada inteiramente à distância, com orientação através deste site.
COMO SE DESENVOLVE
Para os participantes institucionais, o processo se inicia com a composição de um "Grupo de Formação", no qual ele se inscreve. Esse grupo é organizado pelo Centro Espírita participante, segundo orientação oferecida neste site. As atividades do participante incluem:
ESTUDOS INDIVIDUAIS: realizados em horário e espaço particular de cada trabalhador. As orientações para os estudos individuais se encontram na página “Roteiros de Estudo”, neste site.
ENCONTROS NO GRUPO DE FORMAÇÃO: 
Reuniões programadas e periódicas do grupo para discussão dos tópicos estudados, preferivelmente no local de trabalho dos voluntários. As orientações para a composição e dinâmica de funcionamento do grupo se encontram na página “Grupos de Formação”, neste site.

OBSERVAÇÃO: Aqueles que desenvolverem o programa de forma independente poderão realizar as atividades e reflexões incluídas nos estudos individuais e também pesquisar o que for aplicável das atividades sugeridas aos grupos, através dos Roteiros de Estudo. Dessa forma, poderão usufruir de maior aproveitamento dos materiais fornecidos.

CONTEÚDO DOS ESTUDOS
O LIVRO-BASE DA FORMAÇÃO: Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador”. Neuza Zapponi-Mello. Brasília, FEDF
  2a. edição, 2017 1a. edição, 2015

Este livro abrange todos os aspectos de formação básica de trabalhadores
, incluindo fundamentos, organização e prática do Atendimento Fraterno no Centro Espírita. Foi escrito para ser autocontido, em linguagem de fácil compreensão. O conteúdo é desenvolvido como um diálogo com o leitor, apresentando-lhe questões e convites a reflexões. O conteúdo é apresentado de forma sequencial e didática, com variados exemplos de aplicações práticas. Ao final do livro há a especificação dos objetivos de cada capítulo. Será ideal que cada participante da Formação possua sua cópia, para a realização dos exercícios e reflexões de caráter individual.

ROTEIROS DE ESTUDO: Os Roteiros são complementares ao estudo do livro-base, elaborados pela autora do mesmo, que funciona como facilitadora à distância. Apresentam questões para discussão e exercícios adicionais a serem realizados, individualmente e no Grupo de Formação. São disponibilizados neste site, na página “Roteiros de Estudo”.

FORMAÇÃO CONTINUADA EM ATENDIMENTO FRATERNO
A Formação Continuada em Atendimento Fraterno se constitui, basicamente, de duas formas de oferta de conteúdo formativo:

    FORMAÇÃO EM TEMÁTICAS ESPECÍFICAS: Constituem materiais de formação relevantes a cada um dos principais temas do Atendimento Fraterno. Cada tema é primeiramente apresentado em seus conceitos básicos, com  indicações breves sobre como proceder no contexto do Encontro Individual. É gradativamente expandido em materiais como, por exemplo, sumários de conteúdo dos temas; indicação de bibliografia apropriada para o Atendente ou para o Atendido; audiovisuais relevantes; estudos de casos, etc. Novos materiais são continuamente oferecidos neste site.
   
ENCONTROS PRESENCIAIS SOBRE CONTEÚDOS E TEMÁTICAS ESPECÍFICAS: Estes constituem atividades desenvolvidas sob demanda ao “Grupo Jornada Fraterna”, para as quais são convidados trabalhadores dos Centros Espíritas. São abordados os temas mais relevantes ao momento, de acordo com as necessidades especificadas e a região geográfica do público previsto.

PARA ADQUIRIR O LIVRO: “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador, de Neuza Zapponi-Mello:

Por internet
Site da FEDF - Loja Virtual - www.fedf.org.br

CANDEIA – LIVRARIA E DISTRIBUIDORA - www.candeia.com

BOA NOVA EDITORA - www.boanova.net
 

Pela DISTRIBUIDORA FEDF (horário comercial)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (61) 3443-0306 (61) 9 8570-9565
OBS. A FEDF faz descontos especiais para livrarias de Centros Espíritas e/ou Instituições participantes do Movimento Espírita, assim como em encomendas de grupos de estudos/trabalhos. Tratar diretamente.

CONTATO COM A AUTORA
Neuza Zapponi de Mello
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO