PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO DEZENOVE

Querido Irmão, Querida Irmã,
Alegria e Paz!

     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
Os próximos cinco capítulos – de 22 a 26 - compõem a SEÇÂO VI do livro-base, onde são abordadas as conceituações, aspectos técnicos e sugestões para a Prática do Atendimento Individual através do Diálogo Fraterno. O conteúdo desses capítulos oferece um referencial de atitudes e habilidades comportamentais a serem internalizadas e praticadas até que se tornem espontâneas e naturais, nas suas vivências na atividade do Atendimento Fraterno e, por consequência, em seu cotidiano de relações familiares e sociais.
CAPÍTULO PARA ESTUDO: 22
Iniciando o Diálogo Fraterno:
Acolhimento da Pessoa Solicitante
Páginas 225 a 235 (1a. ed.); Páginas 309 a 322 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 22 - Parte II: Seção VI: A Prática do Atendimento Individual: Exemplifica o acolhimento dos necessitados nos primórdios do cristianismo, utilizando um relato histórico. Sugere práticas comportamentais de acolhimento fraterno para o Diálogo, nos Centros Espíritas da atualidade.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

     Após a primeira leitura do capítulo todo, trabalhe o seguinte.
1. O exemplo histórico focalizado, relembra o acolhimento daquele que se tornaria o iluminado Estêvão, servidor do Cristo nas primeiras horas da difusão da Boa Nova. Identifique os aspectos desse acolhimento que nos mostram a exemplificação dos ensinamentos de Jesus, exemplificação esta que distinguia seus seguidores, em contraste com os costumes daqueles tempos.
2. Como você compara o tipo de acolhimento original com o que acontece hoje em seu ambiente espírita? Você adota o linguajar e as posturas de fraternidade amiga e amorosa em suas relações dentro do Centro Espírita? O que você pode fazer para que o ambiente de trabalho em sua Casa Espiritual se assemelhe cada vez mais ao de uma família harmoniosa e vibrante de amor fraterno?
3. Faça um resumo esquemático de cada sugestão comportamental apresentada e reflita sobre seu conteúdo. Prepare-se para argumentar sobre a validade das assertivas, como se estivesse a explicar a outrem porque cada sugestão do texto deve ser seguida no Atendimento Fraterno. Pratique a implementação de cada uma, em seus estudos preparatórios individuais e/ou com seus companheiros de grupo de formação.
ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO: Seguir os itens da dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.
Atenção!!!
Como este capítulo apresenta conceitos e técnicas de aplicação prática, sugerimos que o Grupo desenvolva trabalhos de exercitação, como pequenas simulações, trocas de experiências pessoais positivas e negativas e exemplificações que expandam as sugestões apresentadas no capítulo.
MENSAGEM INSPIRADORA
“No Campo Social”
(Espírito Emmanuel)
A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

    Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO VINTE” antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO