PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO DEZ

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

      Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).

CAPÍTULOS PARA ESTUDO: 10 e 11
Capítulo 10: Formas de Atendimento Fraterno na Casa Espírita
Páginas 109 a 114 (1a. ed.); Páginas 149 a 157 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 10 - Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção II: Contextual: Exemplifica diferentes formas de Atendimento Fraterno no Centro Espírita.

Capítulo 11: A Felicidade e a Responsabilidade de Servir
Páginas 115 a 121 (1a. ed.); Páginas 159 a 168 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 11: Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção III: A Ética Espírita nas Ações: Clarifica a natureza espiritual do trabalho do Atendente Fraterno e a responsabilidade central que ele assume ao realiza-lo em uma Casa Espírita, assim como as características de suas condições íntimas para exercer a atividade.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

NO CAPÍTULO 10

Neste capítulo, constatamos que o Atendimento Fraterno pode se realizar em diferentes formatos dentro do Centro Espírita, a depender do tipo de organização e objetivos das atividades oferecidas na instituição. A partilha de conhecimentos no seu Grupo é importante neste estudo. Para estudo das alternativas apresentadas, propomos o seguinte.

1. Tome conhecimento das diferentes formas de atendimento fraterno propostas no texto. Faça um resumo do sentido principal de cada uma delas.
2. Em seguida, enumere e descreva quais formas de atendimento existem na Instituição que frequenta e como funcionam. Limite-se às formas descritas neste capítulo. Se souber como funciona alguma atividade e não outras, predisponha-se a compartilhar seu conhecimento e aprender sobre as atividades que desconhece, no Grupo de Formação.
3. Estabeleça necessidades que porventura notar em sua Casa de atuação. Elabore sugestões para oferecer àqueles encarregados do funcionamento de grupos de trabalhos que envolvam atendimentos.
4. Verifique e anote necessidades de capacitação – em relação a si mesmo e a colegas de trabalho – e planeje como poderá contribuir para que elas se efetivem em sua Casa Espírita.
5. Caso conheça o funcionamento de outras formas de atendimento, na literatura ou em outras Casas Espíritas, anote e ofereça como sugestões para discussão no seu Grupo.
6. Se você não conhece alguma atividade de atendimento de sua Casa, planeje uma conversa com o coordenador da mesma e/ou uma visita posterior para observar o seu funcionamento.
NO CAPÍTULO 11
Com esse capítulo do livro, iniciamos o importantíssimo estudo da ÉTICA ESPÍRITA NAS AÇÕES. Como é colocado no texto, nossa ética nas ações espíritas poderá definir o modo como nossos atendidos perceberão a moralidade da Doutrina do Cristo que representamos. Além disso, é fundamental considerarmos que o conhecimento de como agir constitui somente o primeiro passo da ética internalizada, embora básico. É necessário passar do entendimento à prática natural. Portanto, estude as colocações do capítulo, respondendo às questões propostas.
      Após isto, convidamos você a quatro providências indispensáveis:
1... Conscientizar-se de quais aspectos das atitudes e comportamentos éticos já estão incorporados à sua forma
 de ser e agir.
2...Verificar os pontos que ainda não estão presentes de forma natural em suas ações.
3...Elaborar resoluções de implementação dos pontos ausentes.
4...Persistir no trabalho de incorporá-los às suas vivências, observando a coerência entre seu cotidiano e as tarefas espíritas.

IDENTIFIQUE, REFLITA, COMPARTILHE, EXEMPLIFIQUE:

1. ...as posições existenciais que assumimos ao aceitar a responsabilidade de trabalhar no Atendimento Fraterno.
2. ...a responsabilidade fundamental do Atendente Fraterno.
3. ...a visão espírita do desenvolvimento da qualidade do amor em nós.
4. ...as qualidades internas envolvidas na pacificação interna.
5. ...as qualidades internas envolvidas no amor pelos irmãos em humanidade.
6. ...as consequências da conexão com as irradiações do amor divino
ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO
      Seguir os itens da “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.
Nota à Coordenação do Encontro: Como o presente Roteiro inclui dois capítulos de conteúdos diferentes, dosar o tempo, dedicando maior porção às trocas sobre o Capítulo 11, uma vez que os aspectos mais importantes do Capítulo 10 serão focalizados com maiores detalhes na segunda parte da programação.

MENSAGEM INSPIRADORA

“Auxiliar”
(Espírito Emmanuel)
     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

      Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO ONZE” antes do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser focalizado.

ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !


copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO