PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO QUINZE

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
CAPÍTULO PARA ESTUDO: 17
O Diálogo Fraterno: Energias que se tocam...
Páginas 169 a 185 (1a. ed.); Páginas 235 a 257 (2a. ed.)(página 169 a 185)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 17.
Parte II: Seção IV - Conceitos Operacionais: Conceitua e exemplifica os fenômenos energéticos subjacentes ao encontro entre duas pessoas e focaliza as implicações para o Atendimento Fraterno pelo Diálogo, analisando as possibilidades de interação energética entre elas e as características e consequências dos Atendimentos em ressonância e em dissonância.

ATENÇÃO! Orientações sobre a organização do tempo neste Roteiro. O material de estudo deste capítulo é extenso e muito importante para a prática do Atendimento Fraterno. Experiências anteriores indicam que o Grupo de Formação provavelmente necessitará de mais de um encontro explorando suas conceituações e os exemplos práticos trazidos pelos membros do Grupo. Para conservação da unidade de conteúdo colocamos todas as indicações para os estudos individuais no presente Roteiro de Estudos. As atividades do Grupo, no entanto, poderão ser interrompidas quando chegar a hora marcada para o encerramento do encontro. Como o Roteiro Dezesseis, que se segue a este, explora um capítulo que apresenta simplesmente objetivos e aspectos gerais da organização do processo, pelo menos metade do encontro seguinte poderá ser utilizada para completar este Roteiro Quinze, ficando a outra metade para as atividades do Roteiro Dezesseis.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

Convidamos você a iniciar seu estudo pela nota a seguir.
    Sabemos que nossa existência é feita de relacionamentos. Não há como nos furtarmos a eles na vida diária, pois vivemos em sociedade, não é mesmo? No entanto, nossa atenção raramente é focalizada nas energias subjacentes aos encontros relacionais do dia-a-dia. Quando, porém, compreendemos o que acontece energeticamente nas relações interpessoais podemos tomar providências íntimas que as melhoram significativamente. Ao torna-las mais produtivas contribuímos para nossa felicidade e a daqueles que conosco se relacionam. De modo geral, esse é o propósito deste capítulo. Através de seu conteúdo, esperamos que você focalize sua consciência no que acontece nos seus relacionamentos particulares e, mais especificamente, na sua relação com a Pessoa Atendida no Diálogo Fraterno.
    Por sua importância técnica, os conceitos abordados necessitarão de atenção e estudo de sua parte, para que os compreenda em profundidade. Para isto, é recomendável que você leia o capítulo anotando respostas às perguntas do roteiro e relacionando exemplos de sua experiência pessoal a cada tópico. Ao fazer assim, poderá atingir maior profundidade de compreensão e enriquecer bastante os estudos e partilhas em seu Grupo de Formação.
    Materiais adicionais poderão ser examinados, a critério do grupo, pois que a literatura dos mentores espirituais fidedignos é abundante de instruções nessa área, principalmente a produção de espíritos como André Luiz e Emmanuel. Existem também outras fontes de aprofundamento, a exemplo do livro escrito pela confreira Suely Caldas Schubert, cuja referência coloco ao final deste.

Tópicos do estudo individual. Note que eles poderão também ser expandidos com outras questões de seu interesse particular.
1. Faça um esquema dos componentes gerais (esferas vibratórias) que se encontram presentes na interação energética que ocorre durante a atividade de Diálogo Fraterno no Centro Espírita.
2. Resuma quais são, segundo Emmanuel*:
• As duas fontes de sustentação energética para os seres do Planeta Terra.
• Os dois agentes fluídicos que agregam (compõem) energias através das interações.
* ATENÇÃO! ERRATA, na página 239 da segunda edição do livro-base. Na citação utilizada nesta questão existe um erro de digitação importante na terceira linha, onde está escrito: "(...) essas correntes de energia são inconvenientes e passivas." Trocar o termo "inconvenientes" para "inconscientes". Fica, então, desta forma "(...) essas correntes de energia são inconscientes e passivas".
3. No tópico sobre o poder da irradiação espiritual na página 172 do livro-base (1a. edição) ou na página 241 (2a. edição), reflita sobre a afirmativa seguinte:
Sabemos que Espíritos de alta envergadura espiritual - como, por exemplo, Bezerra de Menezes e Joanna de Ângelis - comunicam-se por médiuns diferentes em reuniões que ocorrem no mesmo horário em lugares distantes uns dos outros. Estariam Bezerra ou Joanna presentes simultaneamente nesses lugares? Considere que todas as mensagens sejam verdadeiramente de autoria deles. Explique como isto pode acontecer.
4. Após ler as citações inclusas na página 173 (1a. edição) ou páginas 242-243 (2a. edição), reflita sobre a importância dos pensamentos que você cultiva, para sua vida particular e, especialmente, em relação ao seu trabalho com Atendente Fraterno.
NOTA: O Espírito F. Labouriau expõe um conceito que vamos utilizar em toda a prática do Atendimento Fraterno: o do campo vibratório formado pela qualidade das emanações que criamos. Esse campo existe como resultado do que cultivamos e irradiamos, tanto no nível individual (o halo vital definido por André Luiz, no texto) como no âmbito de nosso trabalho nos grupos vivenciais dos quais participamos e indiscutivelmente, no ambiente de nosso trabalho de Atendimento Fraterno. Nas obras de André Luiz (Espírito) existe uma abundância de informações sobre o poder do pensamento na formação de campos vibratórios propícios ao trabalho espiritual. Um Instrutor Espiritual afirma, por exemplo, na obra Missionários da Luz, que "O pensamento elevado santifica a atmosfera em torno e possui propriedades elétricas que o homem está longe de imaginar" (capítulo 5).
5. Resuma, para sua própria compreensão, os conceitos de ressonância e de dissonância nas relações humanas.
6. Reflita sobre as implicações das interações em ressonância positiva ou simpáticas e os exemplos colocados no texto. Pense em exemplos de sua própria vida de relação.
7.O que é essencial para que se estabeleça uma relação de ressonância positiva entre você e seu atendido durante o Diálogo Fraterno, isto é, o que você deverá fazer para que tal aconteça?
8. Quais são os sintomas (efeitos) que você experimentará durante uma relação em ressonância positiva com seu atendido – e depois do encontro?
9. Reflita sobre as condições energéticas do atendimento a pessoas em aflição e os resultados para a interação durante o Diálogo Fraterno, caso você entre em ressonância negativa como o estado de perturbação do atendido. Neste caso, lembre-se que você estará em dissonância energética com o campo terapêutico do Cristo.
10. Quais são os sintomas (efeitos) que você experimentará durante uma relação em dissonância energética com seu atendido – e depois do encontro?
11. O que você deverá fazer quando se perceber em dissonância energética durante o encontro? E depois dele?
12. Examine os exemplos de dissonância que podem acontecer entre você e seu atendido, provocadas por vários fatores de sua própria personalidade e e/ou despreparo para a tarefa. Reflita sobre as consequências apontadas em cada caso, conscientizando-se dos efeitos deletérios para você e seu atendido e, principalmente, sobre sua responsabilidade caso isto venha a acontecer...
13. Anote, para sua profunda reflexão, a conclusão sobre o que acontece quando o atendimento ocorre em dissonância energética.
14. Convidamos que você faça a seguinte resolução interior: Preparar-se anteriormente e conduzir-se durante o encontro fraterno de tal forma que seu campo vibratório e suas ações proporcionem a proteção, o fortalecimento e a luz propiciadora das mudanças benéficas possíveis àquele que procura ajuda e é apropriadamente atendido.
ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO - Seguir os itens da dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.
MENSAGENS INSPIRADORAS
      Primeira mensagem sugerida: “Vibrações” (Espírito Emmanuel).
     Segunda mensagem sugerida: “Afinidade Espiritual” (Espírito Manoel Philomeno de Miranda).
     As mensagens integrais encontram-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.
Referência para leitura opcional
SCHUBERT, Suely Caldas. Mentes Interconectadas e a Lei da Atração. Santo André, SP: EBM Editora, 2010.
Observação. Livro cientificamente correto, escrito em linguagem simples, acessível ao leigo. Sua leitura poderá expandir a compreensão de partes da temática em estudo, especialmente os capítulos 08. Afinidade e sintonia; 19. Prece: conexão com a Mente Divina; e 20. Amor: interconexão universal.

SUA PRÓXIMA TAREFA

     Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO DE ESTUDO DEZESSEIS” antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO