PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO VINTE E UM

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
CAPÍTULO PARA ESTUDO: 24
Desenvolvendo o Diálogo Fraterno:
A Prática do Consolo pela Interação Compreensiva
Páginas 253 a 261 (1a. ed.); Páginas 343 a 355 (2a. ed.)
OBJETIVO DO CAPÍTULO 24 - Parte II: Seção VI: A Prática do Atendimento Individual: Conceitua a habilidade de interação compreensiva, no contexto do Diálogo e exemplifica os formatos pelos quais o Atendente poderá exercê-la, incluindo as formas a serem evitadas.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

    Como no capítulo anterior, neste capítulo são abordadas conceituações, aspectos técnicos e sugestões práticas para desenvolver suas habilidades de comunicação com o Atendido. Continue sua exercitação a partir do seguinte.

1. Anote, resumindo, com quais objetivos você utiliza as habilidades de interação compreensiva durante o Diálogo Fraterno.
2. Estude, para comentar, o que acontece em cada formato de interação compreensiva. Faça uma síntese que defina, de forma direta e simplificada, o que cada formato significa e seu objetivo dentro do diálogo.
- Silêncio atento
- Atitudes
- Sumário refletido
- Focalização.
3. Examine os exemplos dados, principalmente na importante habilidade do sumário refletido. Pratique sua aplicação em suas interações cotidianas ou nos seus atendimentos, se já estiver em atividade.
4. Relacione as quatro categorias de perguntas a evitar no Diálogo Fraterno. Reflita nas razões apresentadas para que seu uso seja evitado. Comente o sentido que elas fazem para você, acrescentado observações pessoais, se tiver.
ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO: Seguir os itens da dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

Atenção!!! Como este capítulo apresenta conceitos e técnicas de aplicação prática, sugerimos que o Grupo desenvolva trabalhos de exercitação, como pequenas simulações, trocas de experiências pessoais positivas e negativas e exemplificações que expandam as sugestões apresentadas no capítulo.

MENSAGEM INSPIRADORA

“Compaixão e Socorro”
(Espírito Emmanuel)

     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

     Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO VINTE E DOIS” antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO