PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO VINTE

Querido Irmão, Querida Irmã,
Alegria e Paz!

     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
CAPÍTULO PARA ESTUDO: 23
Desenvolvendo o Diálogo Fraterno:
A Prática do Consolo pela Escuta Empática
Páginas 237 a 251 (1a. ed.); Páginas 323 a 342 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 23 - Parte II: Seção VI: A Prática do Atendimento Individual:Enuncia as habilidades de comunicação fraterna a serem utilizadas Pelo Atendente durante o Diálogo. Conceitua e exemplifica a habilidade da escuta empática, focalizando: os estados íntimos requeridos do Atendente; a dinâmica da exercitação; os tipos de escuta; e os efeitos no Atendido.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

     Neste capítulo são abordadas conceituações, aspectos técnicos e sugestões práticas para desenvolver suas habilidades de comunicação com o Atendido. Idealmente, você internalizará as sugestões e as praticará até que se tornem espontâneas e naturais nas suas vivências. Inicie sua exercitação respondendo o seguinte.
1. Qual o objetivo último do uso das habilidades de comunicação fraterna?
2. Enuncie os dois tipos de habilidade de comunicação fraterna.
3. O que vem a ser a habilidade de “escuta empática”?
4. Reflita sobre os estados íntimos requeridos na escuta empática e no que eles implicam para sua preparação para o trabalho do Diálogo Fraterno.
5. Faça um resumo esquemático de cada exercício e sugestão prática apresentada e reflita sobre seu conteúdo. Pratique a implementação de cada uma, em seus estudos preparatórios individuais e/ou com seus companheiros de grupo de formação. Anote suas reações e conclusões.
6. Conscientize-se dos efeitos terapêuticos da escuta empática no Atendimento Fraterno.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO
     Sugerimos que sejam seguidos os itens da orientação sobre “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.
Atenção!!!
Como este capítulo apresenta conceitos e técnicas de aplicação prática, sugerimos que o Grupo desenvolva trabalhos de exercitação, como pequenas simulações, trocas de experiências pessoais positivas e negativas e exemplificações que expandam as sugestões apresentadas no capítulo.


MENSAGEM INSPIRADORA

“Saber Ouvir para Decidir Bem”
Batuíra (Espírito)

     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

    Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO VINTE E UM” antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO