FORMAÇÃO CONTINUADA
EM ATENDIMENTO FRATERNO PELO DIÁLOGO
PROGRAMA JORNADA FRATERNA

TEMÁTICA: SEXUALIDADE

LEITURA - LIVROS
Para estudo e indicação
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

    Nos dias de hoje, existem muitas publicações sobre sexo, em uma variedade de mídia. Esta abundância de informações e pontos de vista é característica de nosso tempo. No entanto, muitas dessas publicações são colocadas na mídia de forma indiscriminada, muitas vezes atendendo a interesses particulares de uma certa forma de pensamento ou movimento social.
    Apesar do relativo sucesso de certos enfoques atuais, eles nem sempre estão concordes com as diretrizes constantes dos ensinamentos da Doutrina Espírita. Esta discordância pode ocorrer até mesmo em publicações que se apresentam como baseadas na Doutrina ou originárias do mundo espiritual.

     A escolha de livros para indicação se reveste, desta forma, de especial seriedade. A área da sexualidade abrange questões de muita delicadeza e profundidade, principalmente quando se trata de orientações de condutas e/ou aflições individuais.

   Por essas razões, nos limitamos a indicar obras cujas origem e ensinamentos se encontram em concordância com os ensinamentos da codificação e das fontes fidedignas das revelações espirituais. Além dessa orientação, selecionamos apenas aqueles livros que reputamos os melhores para fundamentar o Atendimento Fraterno no Centro Espírita. Os critérios utilizados para a seleção foram:

• Correção do conteúdo ideativo do livro, segundo os parâmetros da Doutrina Espírita e da ciência atual esclarecedora de aspectos focalizados na mesma.
• Acessibilidade, clareza e simplicidade da obra (sem impedimento da profundidade conceitual).
• Adequação da obra aos propósitos para os quais é indicada.
• Abordagem não-punitiva e isenta de: discriminações, vulgaridades, chavões de senso comum, personalismos e imagens chocantes (ou “pesadas”).

SUBDIVISÕES

Subdividimos em duas seções as recomendações de leitura. Em uma, incluímos aqueles livros apropriados para indicação ao Atendido que manifeste interesse em compreender melhor as questões da sexualidade humana. Em outra seção incluímos os livros apropriados ao estudo de aspectos específicos da temática.
Deixamos recomendado que você, Atendente Fraterno, leia as duas categorias de livros, pois você deverá ter lido todo livro que indicar aos seu Atendido.

Para acesso à seção de seu interesse, clique na figura correspondente.

   

LIVROS ESPÍRITAS ADEQUADOS PARA INDICAÇÃO
À PESSOA EM ATENDIMENTO

LIVROS INDICADOS PARA O ESTUDO DO ATENDENTE
PARA PROFUNDAMENTO DE ASPECTOS DA TEMÁTICA


SOLICITAÇÃO

Caso seja de seu conhecimento alguma excelente obra que possa enriquecer nossa lista, por favor, cadastre-se no site (coluna à esquerda do menu “Início”) e deixe sua contribuição. Agradecemos!!

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO