PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO CONTINUADA
EM ATENDIMENTO FRATERNO PELO DIÁLOGO
INTRODUÇÃO
Só com o tempo e o estudo se adquire o conhecimento de qualquer ciência. Ora, o Espiritismo, que entende com as mais graves questões de filosofia, com todos os ramos da ordem social, que abrange tanto o homem físico quanto o homem moral, é, em si mesmo, uma ciência, uma filosofia, que já não podem ser aprendidas em algumas horas, como nenhuma outra ciência. A quem não se limite a ficar na superfície, são necessários, não algumas horas somente, mas meses e anos, para lhe sondar todos os arcanos.
Allan Kardec. O Livro do Médiuns, capítulo II, item 13.
        
Caro Atendente Fraterno,
     Se você faz atendimento em uma Instituição Espírita, sabe que, na prática, é solicitado a dialogar sobre as mais variadas questões que constituem os temas centrais das nossas necessidades humanas. Neste espaço oferecemos a você recursos para aprofundar seus conhecimentos sobre como conduzir o diálogo focando esses temas, auxiliando as pessoas a se sentirem acolhidas, consoladas e esclarecidas sobre suas dificuldades e sofrimentos existenciais.
     Os recursos que oferecemos poderão auxiliá-lo de duas formas: 1) Na sua Jornada de Formação Continuada em Atendimento Fraterno e 2) Em estudos independentes para aprofundamento das temáticas de seu interesse.

FORMAÇÃO CONTINUADA EM ATENDIMENTO FRATERNO: TEMÁTICAS
     No livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador”1 - que serve de base à nossa Formação em Atendimento Fraterno no Centro Espírita 2 - classificamos as temáticas de atendimento em duas categorias. Uma delas se refere aos casos de encaminhamento simples e claro. A outra compõe os casos mais complexos, que envolvem sofrimento profundo. Estes últimos necessitam ser compreendidos em aspectos específicos, pertinentes à sua natureza particular. Desdobramos os estudos das temáticas para focalizar como cada uma é orientada pela visão da Doutrina Espírita. O conjunto desses estudos compõe a Formação Continuada em Atendimento Fraterno.
       
PRÉ-REQUISITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA:
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
     Partimos do pressuposto que você já realizou os estudos e reflexões da Formação Básica em Atendimento Fraterno, como o necessário primeiro estágio do Programa Jornada Fraterna, segundo orientações constantes neste site.3
     Através dessa Formação você certamente se identificou com os fundamentos que o colocam na tarefa como um discípulo do Cristo, aprendeu como preparar um campo vibratório adequado ao diálogo com quem necessita auxílio espiritual e sabe como utilizar a metodologia da Terapêutica do Cristo Consolador na prática do Atendimento.
     Caso esta não tenha sido sua trajetória de estudos, convidamos você a realizar sua preparação básica, como pré-requisito ao estudo das temáticas propostas neste menu. Você pode fazê-lo estudando independentemente através das orientações deste site ou compondo um Grupo de Formação em sua Instituição.
FOCO E ABRANGÊNCIA DOS ESTUDOS CONTINUADOS EM
ATENDIMENTO FRATERNO
     O estudo das temáticas aqui proposto tem objetivos e foco específicos. As temáticas que abordamos compõem um sumário das principais dificuldades existenciais dos seres humanos no momento. Como tais, são objeto de estudos científicos que orientam a prática de profissionais habilitados por lei para atuação nas diversas áreas. Enfatizamos a necessidade de que você estude esses temas com a compreensão de que os seus objetivos como Atendente Fraterno não são os de tratamento das questões como o faria um profissional, pois que, mesmo que você seja um profissional da área em sua vida social, não deverá atuar como tal na Instituição.
     Como foi tratado no livro-base de sua formação inicial, seus objetivos junto ao Atendido são, dentre outros, o que destacamos a seguir 4:
“Segundo a Espiritualidade Superior, esses filhos de Deus aportam na Casa Espírita para receber o acolhimento, a compaixão e a misericórdia do Cristo, renovando sua esperança na vida e fé na bondade e no Amor Divino. Chegam para serem encaminhados ao reencontro de si mesmos e de suas possibilidades de transformação de seus caminhos, através de uma ligação pessoal com as fontes de auxilio espiritual. Acima de tudo são, para nós, uma grande oportunidade de intermediarmos a Obra de Amor de Jesus Cristo na Terra, através de nossos imperfeitos préstimos”.
Note que, para atingir esses objetivos, no trato com temáticas específicas, você deverá possuir, além das posturas e capacidades fundamentais desenvolvidas na formação básica, conhecimentos e habilidades da seguinte natureza:
1. Uma visão geral dos principais conhecimentos atuais sobre cada tema. Essas informações visam preparar você para uma compreensão básica da temática central trazida pela pessoa em atendimento. Envolvem, portanto, conceituações principais sobre o tema e aspectos gerais de sua manifestação.
2. Conhecimento específico sobre os conceitos e posicionamentos da Doutrina Espírita quanto aos principais pontos da temática.
3. Conhecimento sobre como tratar a temática no contexto do diálogo fraterno, do ponto de vista dos esclarecimentos doutrinários e dos encaminhamentos para as terapias espíritas adequadas.
RECURSOS VIABILIZADOS NO SITE
     Não pretendemos ser inclusivos de todo o universo de estudos das temáticas, mas focalizar conhecimentos básicos sobre cada uma, notadamente alguns posicionamentos essenciais da Doutrina Espírita sobre as questões envolvidas.  
     Além disso, incluímos recomendações bibliográficas e outros materiais para seu estudo e também indicações para sua recomendação aos atendidos. Recursos novos poderão ser acrescentados progressivamente no site.
     Incentivamos o aprofundamento contínuo nos estudos, para compreensão cada vez mais inclusiva dos temas. Desejamos que seja profícua e gratificante sua imersão nas temáticas das questões existenciais do ser humano! Com certeza isto contribuirá para uma crescente compreensão de seus Atendidos e, certamente, para uma trajetória mais feliz em sua própria vida.

Grande abraço fraterno!

1  Zapponi-Mello, Neuza. Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador. 1.ed. Brasília, FEDF, 2015. 2.ed.2017
2 Vide o PROGRAMA JORNADA FRATERNA, no menu Formação Básica em Atendimento Fraterno, neste site.
3 ibid.
4 Zapponi-Mello, Neuza. Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador. 1.ed. Brasília, FEDF, 2015. 2.ed. 2017. Capítulo 14.


2017 copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO