PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO SEIS

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
CAPÍTULO PARA ESTUDO: 6
Jesus Convoca seus Seguidores
Páginas 61 a 82 (1a. ed.); Páginas 81 a 109 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção II: Contextual - Focaliza as diferenças de chamamento que o Mestre faz aos seus seguidores, desde aqueles chamados da primeira hora até os dias de hoje, evidenciando, para reflexão do Atendente Fraterno atual, a sua posição como trabalhador na Seara do Cristo. Fortalece a postura interna de discípulo do Cristo atendendo ao chamado de Jesus junto àqueles que se aproximam das luzes da Nova Revelação.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

Este é um capítulo para você ler e apreciar, transportando-se em espírito às circunstâncias e eventos narrados. Siga comigo a trajetória dos chamamentos que Jesus tem feito, em todos os tempos, para aqueles que se tornaram seus companheiros na tarefa de transformação do planeta Terra. Repare que coloco que eu e você somos parte dos convocados por Jesus para o trabalho ativo. Portanto, ao fazer sua leitura, observe, responda e reflexione.

1. Segundo Emmanuel, qual o papel dos "chamados" à implantação do Evangelho na Terra?

2. Reflita sobre a natureza das respostas decididas, a responsabilidade e o comportamento daqueles que foram chamados diretamente, principalmente em relação a Simão Pedro. As reações deste discípulo - e o que elas representam - lhe falam ao coração de alguma maneira?

3. Reflita nos ensinamentos contidos na "Parábola da Grande Ceia" (Em Mateus, capítulo 22) e considere sua decisão de "vestir-se adequadamente" - através desta Jornada de Formação. Assuma em seu coração a ideia de que neste momento você também está sendo chamado de forma muito pessoal, através dessa leitura, para o banquete de luz do Cristo Consolador, no auxílio aos que sofrem. Sinta esta verdade em seu coração; repita com convicção a afirmativa da página 93 (2a. ed.). Ou página 70 (1a. ed.).

4. Transporte-se aos tempos que vão sendo narrados e imagine-se parte de cada um dos grupos de seguidores de Jesus: no tempo dos primeiros seguidores, da Boa Nova nascente, no terceiro século, na idade média, na época de Kardec, nos tempos mais recentes e nos atuais... Relembre suas leituras de cada uma dessas épocas e selecione alguma citação, trecho ou livro que deseje rever. Comente algo nesse sentido, no encontro com o seu Grupo de Formação.

5. Reveja o soneto através do qual Auta de Souza (Espírito) fez um belo chamamento a Divaldo Franco, nosso companheiro missionário dos tempos atuais. Sinta o chamamento como se fosse escrito para você...

6. Identifique as circunstâncias de seu chamamento pessoal. Como você chegou a se interessar por essa área de trabalho cristão? O que o leva a se tornar um discípulo do Cristo, voluntário no trabalho na Sua Seara? Se você se sentir à vontade, compartilhe com seu Grupo seus sentimentos e ideias a esse respeito.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO

   Sugerimos que sejam seguidos os itens da orientação sobre “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

Questão adicional: Em especial, no desenvolvimento do item 4 da orientação da dinâmica, quando a citação inicial do capítulo for comentada, pontue: O que nos alerta Emmanuel a respeito das luzes que recebemos através da Doutrina do Cristo?

MENSAGEM INSPIRADORA

“Os Primeiros Cristãos”
(Espírito Emmanuel)
    A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.
SUA PRÓXIMA TAREFA
Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO SETE” antes do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO