FORMAÇÃO CONTINUADA
EM ATENDIMENTO FRATERNO PELO DIÁLOGO
PROGRAMA JORNADA FRATERNA

 TEMÁTICA: PERDAS – LUTO

“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Jesus de Nazaré (Em: Evangelho de João16:33)

A CASA ESPÍRITA E AS SITUAÇÕES DE PERDA

Caro Atendente Fraterno,
        Em nosso trabalho de Diálogo Fraterno no Centro Espírita, sabemos do grande número de pessoas que buscam atendimento com a esperança de consolação e auxílio espiritual para variadas situações de conflitos que lhes causam sofrimento, muitas vezes de atordoante intensidade.
       Aqui, alguém chega desesperado pela morte de um ente querido, não suportando a dor da separação. Outro, encontra-se inconformado e sofrido pelo rompimento de laços afetivos no seio de relacionamentos familiares. Ferem alguns as situações de desvio de fidelidade prometida, separações não desejadas, deserções de compromissos feitos em outros tempos. Alguém sofre pela perda da saúde, mutilações e/ou doenças que põem em risco a sua existência no mundo da matéria. Outro, busca auxílio por estar convivendo com tragédias e desajustes que afetam entes queridos e que os fazem sofrer pela perda de suas ilusões de felicidade junto deles ou com eles.
        É natural que tudo isto seja matéria da procura de ajuda espiritual em nossas Casas. O Espiritismo, na sua feição de Consolador prometido, tem como tarefa de frente ajudar os que nos procuram a atravessarem construtivamente os sofrimentos que ocorrem em suas jornadas na Terra. É da própria essência da tarefa espírita reviver a mensagem e os métodos de ensino e práticas do Cristo, para que ocorra em cada um o progressivo desenvolver da situação interna de bem-aventurança que constitui o encontro com o Reino de Deus em nós.

       Base indispensável. Por essa razão, amigo Atendente, no seu trabalho de Atendimento Fraterno pelo Diálogo, é necessário que você se prepare conscientemente para cuidar dos casos que implicam maiores sofrimentos, realizando um sistemático trabalho de capacitação para tal. Os aspectos básicos dessa preparação são oferecidos neste site, através dos estudos contidos no menu Formação em Atendimento Fraterno (Programa Jornada Fraterna). Eles constituem uma indispensável base para entendimento da Terapêutica do Cristo a ser utilizada na compreensão e auxílio às pessoas em sofrimento profundo por perdas.

      Materiais específicos sobre perdas. Na prática do cuidado à pessoa enlutada, podemos observar que cada atendimento, em sua forma específica, é único. Porém, já existem na literatura científica e espírita conhecimentos suficientemente confiáveis para nos informar sobre as reações mais frequentes e os modos mais eficazes de ajuda aos que sofrem por perdas. Portanto, nossa contribuição produtiva no auxílio às pessoas que passam por esse tipo de sofrimento requer que tenhamos conhecimentos que nos ajudem a compreender o processo que ela está atravessando. Isto é indispensável para que possamos utilizar a terapêutica do Cristo Consolador ao dialogar com ela.
       Os materiais que incluímos neste tópico poderão proporcionar a você uma síntese de conhecimentos na área. Eles podem ser encontrados nas abas correspondentes, no menu principal denominado "Perdas-Luto". Assim, primeiramente, oferecemos um pequeno texto conceitual sobre perda e luto. A seguir, incluímos uma palestra que foi dada para público, em áudio, contendo conceitos básicos. Depois, utilizando recurso da vídeoaula, abordamos aspectos gerais do processo da perda e, mais especificamente, focalizamos a perda de ente querido por desencarne, por ser um tipo frequente de sofrimento que leva as pessoas a buscarem consolação no Centro Espírita. O vídeo-aula seguinte complementa aspectos da perda-luto e apresenta respostas a questionamentos. Para aprofundamento, indicamos bibliografia brevemente comentada. Incluímos, ainda, artigos de autores fidedignos, apropriados a aspectos da temática.
    
Para acesso às seções de conteúdo sobre perdas, volte ao menu principal da temática "Perdas-Luto" e escolha o material que deseja estudar.

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO