PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO NOVE

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

       Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).

CAPÍTULO PARA ESTUDO: 9
Compaixão e Misericórdia: A Metodologia do Amor
Páginas 97 a 107 (1a. ed.); Páginas 133 a 147 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 9
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção II: Contextual: Conceitua como qualidades do atendimento com o Cristo: o estado interno de compaixão e a misericórdia evangélica. Focaliza a relação entre a compaixão e a misericórdia no relacionamento com o próximo, dentro da abordagem do Atendimento Fraterno.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

      Iniciamos este capítulo com a afirmativa de que “A compaixão e a misericórdia são formas fundamentais de manifestação do Amor do Cristo”.
      O trabalho de Atendimento Fraterno, como proposto nesta formação, utiliza a metodologia da compaixão e da misericórdia para manifestar o Amor Crístico ao próximo. Essa metodologia aplica os ensinamentos e energias evangélicas, portanto espíritas, caracterizando-se como base essencial da “Terapêutica do Cristo Consolador”.
     É fundamental, portanto, que você, como Atendente, compreenda os conceitos e os incorpore em sua forma de se relacionar consigo mesmo e com os outros seres humanos.
     Por essa razão, solicitamos redobrada atenção ao estudo desse capítulo e sua focalização e partilha no Grupo de Formação, buscando contribuir com exemplificações práticas de sua própria experiência relacional.
      Para o estudo, propomos as questões seguintes.

SOBRE COMPAIXÃO

1. Resuma em uma sentença o conceito de “compaixão”, como é explanado no livro-base. Se quiser, utilize os mesmos termos do texto.
2. Em que a compaixão é diferente do sentimento de dó?
3. Como você entendeu o processo interno de "aceitação dinâmica" das situações de perda e conflito? Como esse processo se diferencia da "acomodação" ou da "concordância"?
4. Que aspectos são necessários ter em mente para incorporar em nossa intimidade o "olhar de compaixão"?
5. A partir de suas observações ou de experiências pessoais, elabore exemplos de como o olhar de compaixão se torna uma necessidade na relação com o mundo atual.
6. Quais compreensões necessitam estar presentes para que tenhamos um estado interno de compaixão no Atendimento Fraterno?

SOBRE MISERICÓRDIA COMPASSIVA

7. Resuma em uma sentença o conceito de “misericórdia”, como é explanado no livro-base. Se quiser, utilize os mesmos termos do texto.
8. Qual o papel da compaixão na aplicação da misericórdia divina para com nossas faltas evolutivas?
9. Resuma os três passos para a aplicação da justiça divina através do uso da "misericórdia compassiva".
10. Compreenda serem esses os passos da Terapêutica do Cristo Consolador utilizados como método de resolução de nossos conflitos e sofrimentos, isto é, na travessia de nossos problemas existenciais. A partir de suas observações ou de experiências pessoais, elabore exemplos de como essa metodologia da misericórdia divina pode ser aplicada a situações reais de Atendimento Fraterno. Você pode se inspirar nos exemplos do texto-base, imaginando-se no lugar de Jesus atendendo a casos atuais.
11. Como resultado da relação entre compaixão e misericórdia no relacionamento com o próximo, reflita sobre a Parábola dos Dez Mil Talentos e as três grandes verdades implicadas nessa lição de Jesus. Como compreender essas verdades, no contexto de nosso cotidiano?
12. Na página 105 do texto-base (1a. ed.) ou na página 144 (2a. ed.) há a seguinte afirmativa: “A sociedade da época de Jesus era uma sociedade de aparências, em detrimento da essência humana”. Essa observação pode ser aplicada aos dias de hoje? Fundamente sua posição de concordância ou discordância com exemplos.
13. O Cristianismo renovado pelo Espiritismo compreende a Justiça Divina de uma forma que contrasta - ou diverge - de outras abordagens sobre o tema. No que consistem esses contrastes em entendimento, quando consideramos as consequências de ações humanas em desarmonia com as ordenações Divinas?

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO

     Seguir os itens da “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA

“Deus Quer Misericórdia”
(Espírito Maria Dolores)

     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

     Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO DEZ” antes do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO