PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO ONZE

Querido Irmão, Querida Irmã,
Alegria e Paz!

      Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
CAPÍTULOS PARA ESTUDO: 12 - 13
       Nesses capítulos continuamos a abordar o importantíssimo estudo da ÉTICA ESPÍRITA NAS AÇÕES. Como é colocado no texto, nossa ética nas ações espíritas poderá definir o modo como nossos atendidos perceberão a moralidade da Doutrina do Cristo que representamos. Além disso, é fundamental considerarmos que o conhecimento de como agir constitui somente o primeiro passo da ética internalizada, embora básico. É necessário passar do entendimento à prática natural. Portanto, estude as colocações dos capítulos, respondendo às questões propostas. Após isto, convidamos você a quatro providências indispensáveis:
1. Conscientizar-se de quais aspectos das atitudes e comportamentos éticos já estão incorporados à sua forma de ser e agir;
2. Verificar os pontos que ainda não estão presentes de forma natural em suas ações;
3. Elaborar resoluções de implementação dos pontos ausentes; e
4. Persistir no trabalho de incorporá-los às suas vivências, observando a coerência entre seu cotidiano e as tarefas espíritas.

Responsabilize-se por tomar as quatro providências indispensáveis propostas. Sugerimos que você registre por escrito as providências tomadas ou seu processo de conscientização de mudanças positivas a respeito delas. E acompanhe essas mudanças ao longo de sua prática presente e/ou futura.

Abaixo, encontram-se os objetivos dos capítulos em estudo.

12. O Atendente Fraterno e a Ética Espírita:
Compromissos Atitudinais e Comportamentais
Páginas 123 a 130 (1a. ed.); Páginas 169 a 180 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 12
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção III: A Ética Espírita nas Ações: Explicita os compromissos comportamentais e atitudinais assumidos pelo Atendente, na atividade de Atendimento Fraterno no Centro Espírita, previstos pela Ética Espírita nas áreas: doutrinária; do trabalho na Casa Espírita e suas normas; das pessoas atendidas; e em relação a si mesmo, enquanto trabalhador da seara do Mestre.

13. Vontade Firme: Uma Condição Fundamental
Páginas 131 a 133 (1a. ed.); Páginas 181 a 186 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 13.
Parte I: Fundamentação e Filosofia - Seção III: A Ética Espírita nas Ações: Focaliza a vontade e o comprometimento pessoal do Atendente Fraterno como condição essencial ao trabalho.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

NO CAPÍTULO 12:

1. Identifique o significado de “Ética Cristã” ou “Ética da Bênção”.
2. Reflita sobre as consequências práticas da aplicação da “Ética da Bênção” no seu trabalho de Atendimento Fraterno.
3. Elabore um resumo esquemático dos comportamentos envolvidos em cada categoria de compromissos que você assume ao aceitar o trabalho de Atendimento Fraterno.
4. Recorde-se de seres humanos que nos podem servir de exemplificação cristã. Você pode ter convivido com algum deles ou lido biografias. Anote observações.

NO CAPÍTULO 13:

Quais são os elementos que diferenciam o conceito comum de vontade do que é colocado no texto como a “vontade de se dedicar à realização do bem”?

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO

     Seguir os itens da “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA

“O Espiritismo Pergunta”.
(Espírito Militão Pacheco)
     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

      Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO DOZE” antes do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser focalizado.
ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO