FORMAÇÃO CONTINUADA
EM ATENDIMENTO FRATERNO PELO DIÁLOGO
PROGRAMA JORNADA FRATERNA

TEMÁTICA: SEXUALIDADE

    O sexo, segundo os ensinamentos dos espíritos, é energia criadora natural. Expressa a força do amor, sem que o amor seja o sexo.

   “O sexo, na existência humana, pode ser um dos instrumentos do amor, sem que o amor seja o sexo”.
André Luiz (Espírito). Missionários da Luz. Psicografia de F. C. Xavier

   “A união sexual não pode prescindir da responsabilidade, nem do enobrecimento do amor, a fim de que não derrape na vulgaridade do instinto, dando curso a paixões dissolventes e constituindo algema escravizadora, quando deveria ser emulação de progresso, estímulo à felicidade e à paz”.
Joanna de Ângelis (Espírito). Luz Viva. Psicografia Divaldo Franco

    VISÃO ESPÍRITA DA SEXUALIDADE HUMANA

Caro Atendente Fraterno,
Em sua prática como Atendente Fraterno você, certamente, em algum momento, atenderá alguma pessoa em aflição por problema relacionado à sua sexualidade. Necessita, portanto, possuir uma compreensão clara e segura dos posicionamentos Espíritas sobre essa área, central à condição humana.
Elaboramos este texto como um sumário necessário ao seu conhecimento básico sobre o assunto, utilizando conceituações exclusivamente derivadas de fontes Espíritas fidedignas, uma vez que os ensinamentos que a Espiritualidade Superior nos oferece proporcionam uma visão abrangente e única dessa temática.
Assim, neste estudo inicial, distinguimos conceituações em quatro áreas distintas, embora indissociáveis.
• A sexualidade como força criadora natural originária da Criação Divina.
• Conceituações Espíritas de sexualidade.
• A união sexual como interação de qualidades energéticas.
• As relações sexuais humanas e evolução.
Pela complexidade e importância da sexualidade na vida e nas relações entre os seres humanos, você deve considerar que estas compreensões representam somente um ponto inicial em seus estudos. No prosseguimento de sua formação, será necessário que você se aprofunde em questões específicas que podem afligir os seres humanos nessa área.
I - A SEXUALIDADE COMO ENERGIA DE ORIGEM DIVINA
     Segundo os ensinamentos espirituais, a sexualidade é a força criadora natural da vida, que flui das fontes universais do Amor Divino. Existe como energia atuante que palpita em tudo e que se manifesta desde o infinitesimal, ou subatômico, até a dimensão cósmica dos astros.
    Enquanto energia, apresenta-se como parte das forças atuantes dentro do Grande Ciclo da Vida. Neste ciclo universal, todos os seres são impulsionados por duas grandes forças, a da atração e a da expansão. A combinação dessas duas forças cria uma espiral de progressiva evolução para cada um dos seres da Criação Divina. Vejamos a natureza de cada uma dessas forças.

A força de atração
    É a força responsável pela união dos elementos afins, para criação de novas manifestações dentro dos ciclos da vida. Atua como força de recepção, de agregação e de manutenção dos fenômenos criativos.
    A Lei da Atração tem como recurso a energia sexual, que gera cargas magnéticas de potencialidade criativa no domínio das formas. Na criação da matéria, a força da atração entre elementos afins atua na constituição dos astros e na manutenção do seu equilíbrio no concerto espacial; trabalha a agregação dos componentes constitutivos dos minerais; e organiza a intimidade dos organismos vivos, na criação do microcosmo físico de cada ser. No ser humano, através das experiências comandadas pelo seu Espírito ao longo das eras, agrega elementos vibratórios mentais e emocionais que constroem o cosmos psíquico único de cada um.
     A espiritualidade coloca a força universal da atração como uma manifestação do amor de Deus através da Criação. No “Livro dos Espíritos”, em mensagem sobre a pergunta 888ª, o Espírito Vicente de Paula assim se expressa sobre essa força:
“Amai-vos uns aos outros, eis toda a lei. Lei divina pela qual Deus governa os mundos. O amor é a lei de atração para os seres vivos e organizados; a atração é a lei de amor para a matéria orgânica”.
(Allan Kardec, Cap. 11: Lei de Justiça, Amor e Caridade).

A força de expansão
    É a força através da qual todos os seres são impulsionados a se transformarem e a se modificarem nos caminhos da evolução. Atua como força impulsionadora da ação, de propulsão e de mudanças.

Combinação das duas forças: O impulso de ascensão a níveis mais altos de evolução
    No âmbito universal, as forças de união (atração) e o impulso da evolução (expansão) atuam em conjunto. Quando a união das forças em uma dada unidade, em qualquer nível, seja no mundo físico ou psíquico, se torna muito coesa, muito densa, a força de expansão faz com que alguns de seus componentes se expandam, equilibrando as energias constituintes dos seres dentro de uma outra configuração evolutiva, originando nova criação. Assim ocorre em todos os níveis da trajetória dos seres, do mineral aos anjos, da matéria bruta ao nível espiritual mais elevado.
    No livro No Mundo Maior, o Espírito palestrante denomina esse processo como sendo o “impulso ascensional” de todos os seres, assegurando que “tudo na vida é impulso criador”. Afirma ainda que “todos os seres que conhecemos, do verme ao anjo, são herdeiros da Divindade que nos confere a existência, e todos somos depositários de faculdades criadoras”. E conclui: “Todo ser é impulsionado a criar, na organização, conservação e extensão do Universo!” (Em: André Luiz, Cap. 11: Sexo).
    O que ocasiona as diferenças no tempo dispendido na jornada ascensional dos seres em particular deve-se ao livre-arbítrio de cada um, que faz com que alguns progridam mais rapidamente, enquanto outros são mais vagarosos em sua evolução.

II - CONCEITUAÇÕES ESPÍRITAS DE SEXUALIDADE
    Os Espíritos benfeitores da Revelação Espírita definem a sexualidade humana em geral como uma manifestação energética da força criadora universal em nós. Em suas conceituações, distinguem a sexualidade, enquanto manifestação da realidade total do indivíduo, das suas características sexuais biológicas em particular, em uma dada encarnação. Vejamos algumas conceituações:
    Sexualidade como carga magnética: “A energia sexual, como recurso da lei de atração, na perpetuidade do Universo, é inerente à própria vida, gerando cargas magnéticas em todos os seres, à face das potencialidades criativas de que se reveste” (Emmanuel, em Vida e Sexo).
   Sexualidade como qualidade vibratória da alma: “O sexo, portanto, como qualidade positiva ou passiva dos princípios e dos seres, é manifestação cósmica em todos os círculos evolutivos, até que venhamos a atingir o campo da Harmonia Perfeita onde essas qualidades se equilibram no seio da Divindade”. A sexualidade se expressa como qualidade emissora ou receptora da alma; não se restringe aos órgãos sexuais do corpo humano. (Instrutor Alexandre, em Missionários da Luz, por André Luiz)
    Sexualidade como atributo divino: “(...) na espiritualidade superior o sexo não é considerado unicamente por baliza morfológica do corpo de carne, distinguindo macho e fêmea, definição unilateral que, na Terra, ainda se faz seguir de atitudes e exigências tirânicas, herdadas do comportamento animal. Entre os Espíritos desencarnados, a partir daqueles de evolução mediana, o sexo é categorizado por atributo divino na individualidade humana, qual ocorre com a inteligência, com o sentimento, com o raciocínio e com faculdades outras, até menos aplicadas na experiência humana”. (Irmão Regis, em Sexo e Destino, por André Luiz). “A sede real do sexo não se acha, desta maneira, no veículo físico, mas na entidade espiritual, em sua estrutura complexa”. (André Luiz, em Evolução em Dois Mundos. Cap. XVIII. ‘Sexo e Corpo Espiritual’).

    Sexualidade de um indivíduo: Em se considerando a jornada evolutiva de cada ser, “... o sexo, analisado em sua essência, é a soma das qualidades femininas ou masculinas que caracterizam a mente...” (André Luiz, em Ação e Reação). “A sede do sexo não se acha no corpo grosseiro, mas na alma, em sua sublime organização. (...) feminilidade e masculinidade constituem característicos das almas acentuadamente passivas ou francamente ativas”. (André Luiz, em No Mundo Maior).
    Nesse sentido, podemos classificar a natureza geral das características da alma, no tocante às energias da sexualidade, em:
Qualidades femininas (energias): receptivas, passivas, acolhedoras, mantenedoras, com orientação para a integração e união.
Qualidades masculinas (energias): expansivas, ativas, propulsoras, emissoras, com orientação para a transformação, para a ação.

    Essas qualidades energéticas das almas se combinam em diferentes proporções, em uma dada encarnação de um indivíduo, no homem e na mulher, relacionadas aos componentes biológicos que orientam a química e outras características corporais distintivas dos machos e das fêmeas da espécie, mas não determinadas por eles. Isto é, se a alma reencarna como mulher, será natural que apresente as características físicas correspondentes às qualidades femininas em maior proporção do que as masculinas, por força de seus correlatos biológicos sem que, porém, se lhe apaguem da alma as qualidades masculinas já conquistadas em suas prévias encarnações. No entanto, essas qualidades masculinas já conquistadas pela alma dessa eventual mulher, como, por exemplo, o impulso para a ação e a transformação, se harmonizarão naturalmente em relação aos trabalhos encarnatórios definidos pela condição biológica de sua atualidade. Serão, assim, naturalmente acolhidos por essa alma aspectos da feminilidade, como, por exemplo, o impulso do acolher e cuidar do outro, da maternidade, da sensibilidade emocional feminina e outras características instintivas que demarcam as fêmeas da espécie. Por outro lado, o mesmo raciocínio se aplica, de modo inverso, às almas que reencarnam no envoltório biológico do macho da espécie humana.

Componentes da estrutura psico-fisiológica-sexual do ser humano encarnado
     Em resumo, podemos distinguir, na sexualidade de um ser humano encarnado, as seguintes estruturas vivas:

• Estrutura mental-psicológica: personalidade ou psiquismo sexual predominante (masculino - feminino).
• Estrutura fisiológica: anatômica - neurológica – hormonal (homem – mulher).

Sexo fisiológico e psiquismo
    Dentro das compreensões distintivas da complexidade dos papéis da biologia e da sexualidade da alma em um dado ser humano, verificamos que, segundo a espiritualidade, “(...) os enigmas do sexo não se reduzem a meros fatores fisiológicos. Não resultam de automatismos nos campos da estrutura celular, quais aqueles que caracterizam os órgãos genitais masculinos e femininos, em verdade substancialmente idênticos, diferenciando-se unicamente na expressão de sinalética. A este respeito formulamos conceitos mais avançados. Se aí residem forças procriadoras dominantes, atendendo aos estatutos da natureza terrestre, reguladores da vida física, temos, na inquietação sexual, fenômeno peculiar ao nosso psiquismo, em marcha para superiores zonas de evolução. (...) Compreendemos, destarte, que na variação de nossas experiências adquirimos, gradativamente, qualidades divinas, como sejam a energia e a ternura, a fortaleza e a humildade, o poder e a delicadeza, a inteligência e o sentimento, a iniciativa e a intuição, a sabedoria e o amor, até lograrmos o supremo equilíbrio em Deus”. (André Luiz, em No Mundo Maior).

Trajetória sexual da alma humana
    O equilíbrio das forças sexuais em dado indivíduo se faz pelo uso coerente das mesmas em diversas experiências encarnatórias, nas quais ele trabalha o desenvolvimento gradual das qualidades masculinas e femininas. Quando em harmonia físico-espiritual, a soma de qualidades adquiridas tipifica-se temporariamente na condição de homem ou mulher, conforme as tarefas evolutivas a realizar, assumindo peculiaridades próprias do mundo mental-emotivo de um ou de outro gênero. Gradativamente, o ser espiritual vai integrando-as ao seu cosmo individual até que se componham na qualidade maior do Amor.

III - UNIÃO DE QUALIDADES: A UNIÃO SEXUAL COMO VISÃO MAIS AMPLA
    No livro Missionários da Luz, o instrutor Alexandre explica a união sexual como uma força criadora universal e introduz o conceito de união de qualidades:


“Substituamos as palavras ‘união sexual’ por ‘união de qualidades’ e observaremos que toda a vida universal se baseia nesse divino fenômeno, cuja causa reside no próprio Deus, Pai Criador de todas as coisas e de todos os seres”.
(André Luiz, em Missionários da Luz)

Essa “união de qualidades”, existe nos fundamentos Vida Universal:
  • Entre os astros, chama-se magnetismo planetário da atração.
  • Entre os elementos químicos é conhecida por afinidade (entre eles).
  • Entre as almas, denomina-se amor.

    Em plano macro, o Sol - quando nutre a existência de vida na Terra e equilibra nosso sistema planetário – é parte dessa energia.
    No microcosmo, manifesta-se na união de átomos na química, como, por exemplo, quando duas moléculas de hidrogênio se combinam com uma de oxigênio e formam a água que sustenta nossa vida planetária.
   Em todo o reino animal, ocorre quando a união sexual de macho e fêmea cria novas formas físicas. A união de qualidades na sexualidade humana, além de gerar formas, pode utilizar as faculdades do Amor para criar tesouros na arte, na literatura, na ciência, na tecnologia e nas modalidades de pensamento e ação que melhoram as condições da vida individual e social.
    E, além dessas expressões terrenas, no reino espiritual, o sexo existe por ser substância mental: determina mentalmente as formas em que se expressa. Não é uma energia fixa da natureza que trabalha a alma, mas sim “uma energia variável da alma”, com a qual ela trabalha a natureza e se aprimora. O sexo manifesta-se, assim, como “uma força do Criador na criatura; seu destino é expandir-se em obras de amor e luz para enriquecimento da vida; e é também condicionado à lei da responsabilidade, que rege os destinos”. (André Luiz, em Ação e Reação).

IV - RELAÇÕES SEXUAIS E EVOLUÇÃO
   A evolução de todos os seres está condicionada às energias sexuais, que se desenvolvem e se aperfeiçoam, no curso dos milênios, impulsionados pela Lei de Deus, que é a de progresso para todos os seres do Universo. “É através dos recursos magnéticos do sexo que as criaturas humanas e todos os seres dos reinos inferiores se atraem uns aos outros, formando os casais e consequentemente as famílias, garantindo a preservação da vida no planeta e no Universo”. (André Luiz, em Missionários da Luz).
    A esse respeito, no livro No mundo Maior, o orientador ensina que desde as eras primitivas – quando a eclosão sexual se manifestava pela posse absoluta - o “trabalho paciente dos milênios” tem realizado sensíveis transformações evolutivas. Ao rememorar a jornada dos seres humanos nessa área, esclarece: “A mulher-mãe e o homem-pai deram acesso a novos sopros de renovação do espírito. Com base nas experiências sexuais, a tribo converteu-se na família, a taba metamorfoseou-se no lar, a defesa armada cedeu ao direito, a floresta selvagem transformou-se na lavoura pacífica, a heterogeneidade dos impulsos nas imensas extensões de território abriu campo à comunhão dos ideias na pátria progressista, a barbárie ergue-se em civilização, os processos rudes de atração transubstanciaram-se nos anseios artísticos que dignificam o ser, o grito elevou-se ao cântico; e, estimulada pela força criadora do sexo, a coletividade humana avança, vagarosamente embora, para o supremo alvo do divino amor. Da espontânea manifestação brutal dos sentidos menos elevados a alma transita para gloriosa iniciação” (André Luiz, Capítulo 11 – Sexo).
    “É necessário deslocar a concepção de sexo, abstendo-se de situá-la tão somente em determinados órgãos do corpo transitório das criaturas. Vejamos o sexo como qualidade positiva ou passiva, emissora ou receptora da alma. Chegados a esse entendimento, verificamos que toda manifestação sexual evolui com o ser. Enquanto mergulhamos no charco das vibrações pesadas e venenosas, experimentamos, nesse domínio, simplesmente sensações. À medida que nos dirigimos a caminho do equilíbrio, colhemos material de experiências proveitosas, oportunidades de retificação, força, conhecimento alegria e poder. Harmonizando-nos com as leis supremas, encontramos a iluminação e a revelação, enquanto os Espíritos superiores colhem os valores da Divindade”.
    Dessa forma, compreendemos as relações sexuais como a “permuta sublime das energias perispirituais, simbolizando alimento divino para a inteligência e para o coração e força criadora não somente de filhos carnais, mas também de obras e realizações generosas da alma para a vida eterna”. (André Luiz, em Missionários da Luz).

Ascenção espiritual na área das relações sexuais
    Em magistral lição no livro Missionários da Luz, André Luiz pergunta se as relações sexuais físicas não são uma Lei Natural na esfera da Crosta e o Instrutor Alexandre responde:
    “Ninguém contesta esse caráter das manifestações sexuais nos círculos da carne, mas todas as leis naturais na experiência humana devem ser exercidas, como em toda a parte, sobre as bases da lei universal do bem e da ordem. Quem foge ao bem, é defrontado pelo crime; quem foge à ordem, cai no desequilíbrio. As uniões sexuais, portanto, que se efetuem à distância desses divinos imperativos, transformam-se em causas geradoras de sofrimento e perturbação”.
    “Ao demais, não devemos nos esquecer que o sexo, na existência humana, pode ser um dos instrumentos do amor, sem que o amor seja o sexo. Por isso mesmo, os homens e as mulheres, cuja alma se vai libertando dos cativeiros da forma física, escapam, gradativamente, do império absoluto das sensações carnais. Para eles, a união sexual orgânica vai deixando de ser uma imposição, porque aprendem a trocar os divinos valores da alma, entre si, alimentando-se reciprocamente, através de permutas magnéticas, não menos valiosas para os setores da Criação infinita, gerando realizações espirituais para a eternidade gloriosa, sem exigência dos atritos celulares. Para esse gênero de criaturas, a união reconfortadora e sublime não se acha circunscrita à emotividade de alguns minutos, mas constitui a integração de alma com alma, através da vida inteira, no campo da Espiritualidade Superior. Diante dos fenômenos da presença física, bastam-lhes, na maioria das vezes, o olhar, a palavra, o simples gesto de carinho e compreensão, para que recebem o magnetismo criador do coração amado, impregnando-se de força e estímulo para as mais difíceis edificações”.
    “Não há criação sem fecundação. As formas físicas descendem das uniões físicas. As construções espirituais procedem das uniões espirituais. A obra do universo é filha de Deus”. “Há fecundações físicas e fecundações psíquicas. As primeiras, fecundações físicas, exigem as disposições da forma, a fim de atenderem a exigências da vida, em caráter provisório, no campo das experiências necessárias. As segundas, porém, prescindem do cárcere de limitações e efetuam-se nos resplandescentes domínios da alma, em processo maravilhoso de eternidade. Quando nos referimos ao amor do Onipotente, quando sentimos sede de divindade, nossos espíritos não procuram outra coisa senão a troca de qualidades com as esferas sublimes do universo, sequioso do Eterno Princípio Fecundante...”
    “Todo ato criador está cheio de sagradas comoções da Divindade e são essas comoções sublimes de participação da alma, nos poderes criadores da Natureza, que os homens conduzem, imprevidentemente, para a zona do abuso e da viciação. Tentam arrastar a luz para as trevas e convertem os atos sexuais, profundamente veneráveis em todas as suas características, numa paixão viciosa tão deplorável quanto a embriaguez ou a mania do ópio”.
(André Luiz, em Missionários da Luz, trechos selecionados)”.

    Portanto, podemos distinguir os seguintes os passos na ascensão espiritual na área das relações sexuais: 1) sexo realizado com foco predominante nas sensações; 2) experiências onde trabalhamos nossas qualidades, poder, conhecimento e emoções na busca do equilíbrio na parceria sexual; 3) exercício da sexualidade em harmonia com as leis supremas: iluminação, revelação; 4) reinado dos espíritos superiores: intimidade com os valores da Divindade.

Responsabilidades espirituais das relações sexuais
    Toda experiência sexual afeta diretamente a alma. É de enorme importância, pela psicosfera que cria, pelos laços que desenvolve, pelas trocas que representa, pelas repercussões nos organismos mais sutis da criatura.
    De fato, Emmanuel nos informa que “toda vez que determinada pessoa convide alguém à comunhão sexual ou aceita de alguém um apelo neste sentido, em bases de afinidade e confiança, estabelece-se entre ambas um circuito de forças, pelo qual a dupla se alimenta psiquicamente de energias espirituais, em regime de reciprocidade.” (Em Vida e Sexo).
  Por isto mesmo, Joanna de Ângelis acrescenta, no livro Luz Viva: “A união sexual não pode prescindir da responsabilidade, nem do enobrecimento do amor, a fim de que não derrape na vulgaridade do instinto, dando curso a paixões dissolventes e constituindo algema escravizadora, quando deveria ser emulação de progresso, estímulo à felicidade e à paz”.

Reflexões e aconselhamentos
    “O cativeiro nos tormentos do sexo não é problema que possa ser solucionado por literatos ou médicos a agir no campo exterior: é questão da alma, que demanda processo individual de cura, e sobre esta só o espírito resolverá no tribunal da própria consciência. (...) os escravos das perturbações do campo sensorial só por si mesmos serão liberados, isto é, pela dilatação do entendimento, pela compreensão dos sofrimentos alheios e das dificuldades próprias, pela aplicação, enfim, do ‘amai-vos uns aos outros’, assim na doutrinação, como no imo da alma, com as melhores energias do cérebro e com os melhores sentimentos do coração. Para auxiliá-los, abrir-lhes o caminho aos ideais do amor santificante; desviar-lhes o pensamento do sexo torturante; levá-los a considerar os demais departamentos da realização espiritual através do cosmo orgânico. “Convidemo-los a rasgar horizontes mais longes no coração. O amor encontrará sempre mundos novos”. (André Luiz, em No Mundo Maior).

Normas gerais para a prática sexual (em Emmanuel, Vida e Sexo):
    “Não proibição, mas educação.
    Não abstinência imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo.
    Não indisciplina, mas controle.
    Não impulso livre, mas responsabilidade”.

REFERÊNCIAS
Livros psicografados por Francisco Cândido Xavier, editados pela FEB (Brasília):

    ♦ Pelo Espírito André Luiz: Ação e Reação; Evolução em Dois Mundos; Missionários da Luz; No Mundo Maior e Sexo e Destino
    ♦ Pelo espírito Emmanuel: Vida e Sexo
Livro psicografado por Divaldo P. Franco, editado pela LEAL (Salvador)
    ♦ Pelo espírito Joanna de Ângelis (Espírito): Luz Viva
Por Allan Kardec: O Livro dos Espíritos.
*********
copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2018

Para rever alguns dos conceitos desenvolvidos neste texto e conhecer outros aspectos básicos da temática, dentro de um referencial coloquial-explicativo de palestras, volte ao menu “Sexualidade”, escolha a aba “Conceitos Básicos” e veja os vídeos incluídos na sequência de um a quatro...

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO