FORMAÇÃO CONTINUADA
EM ATENDIMENTO FRATERNO PELO DIÁLOGO
PROGRAMA JORNADA FRATERNA

 TEMÁTICA: PERDAS – LUTO

 SEPARAÇÃO DE ENTE QUERIDO:
VIVÊNCIAS DE PERDA E LUTO

1 - Vídeo para estudo – conceituações (primeiro de dois)
          O vídeo oferecido nesta seção é de uma palestra do Projeto Vida, da Comunhão Espírita de Brasília, realizada em 23/08/2009 por Neuza Zapponi de Mello. Foi gravado de forma amadora, por pessoa movida simplesmente pela boa-vontade de registrar o evento.
        Há uma mudança de ambiente no meio da palestra. Isto porque o Projeto funcionava em uma sala da instituição que comportava no máximo noventa pessoas. Atenderam ao anúncio desta palestra cerca de duzentas pessoas. Pessoas se encontravam muito próximo da palestrante, sentadas no chão e fora da sala, nos corredores. Isto dificultou apresentar o texto dos slides. O organizador do evento conseguiu uma mudança para um salão maior quando este foi desocupado. Apesar dessas circunstâncias, decidimos utilizar o vídeo porque ele contém conceitos essenciais sobre vínculos afetivos, situações que podem gerar reações de perda, o processo do luto (fases e consequências) e sugestões sobre como cuidar-se durante o processo. São conhecimentos essenciais para você, Atendente Fraterno.

Sugerimos que você assista ao vídeo com os objetivos de:

a)   Aprender como identificar as características específicas do processo de luto de seu Atendido durante o diálogo fraterno com ele;
b)    Possuir conhecimentos básicos para compreender as necessidades específicas de sua situação; e
c)    Poder encaminhá-lo para ações mais efetivas na travessia construtiva do sofrimento.


Clique na figura, para acesso à palestra.


Para continuar seus estudos desta temática, retorne à página inicial sobre Perdas- Luto e clique em outro item de seu interesse.

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO