PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO TREZE

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

      Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).
CAPÍTULO PARA ESTUDO: 15
Harmonização Íntima do Atendente Fraterno:
Exercitando a Irradiação de Amor e Paz
Páginas 147 a 156 (1a. ed.); Páginas 203 a 216 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 15 - Parte II: Seção IV - Conceitos Operacionais -Sugere como o Atendente pode preparar-se para o trabalho, harmonizando conscientemente seu campo mental-emocional-espiritual. Enuncia os efeitos da conexão com as qualidades do amor fraterno cristão e pontua seu papel no trabalho de Atendimento Fraterno.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

      Este é um capítulo que oferece, mais do que conceituações, uma forma prática de elevar vibrações e criar harmonia interior. Para isto:
1. No início do texto, uma pergunta é colocada para que você reflita na possibilidade de desenvolver em si mesmo as condições de harmonia e paz necessárias ao trabalho de Atendimento Fraterno. Para entendimento das conceituações subjacentes a esse trabalho pessoal, resuma:
- nossas características de "centro irradiador de energias";
- condições para o cultivo de nosso coração como "um templo de harmonia e ajustamento interiores";
- o que  Allan Kardec entende por um "centro de inteligência irradiante";
- as explicações do Assistente Áulus (Espírito) sobre as condições subjacentes às irradiações de luz de pessoas comuns.
2. Atenda ao convite para realizar a ativação íntima de suas energias harmoniosas (página 149, na 1a. edição - ou - página 208, na 2a. edição). Para isto, realize o exercício recomendado, utilizando-se dos procedimentos sugeridos no texto.
3. Após o exercício anote, para compartilhar no Grupo, suas reações ao procurar fazer o “silêncio interior” proposto no texto.
4. Organize-se para tornar a exercitação uma prática diária de harmonização interior. Se não puder fazê-lo diariamente, esforce-se para realizar a harmonização pelo menos no dia de seu atendimento no Centro.
5. Anote os efeitos que o exercício continuado de ativação de energias harmoniosas pode trazer à sua vida, estimulando-se a praticá-lo com frequência regular.
6. Nomeie - enumerando - recursos auxiliares dos quais você pode se valer para conectar-se com vibrações harmoniosas.
7. Quais desses recursos auxiliares encontram-se incluídos na descrição do "Templo Psíquico de Irradiações Abençoadas" descrito no texto?
8. Que efeitos você pode esperar de uma continuada ativação íntima de energias harmoniosas em si mesmo?
9. Enumere efeitos do Atendimento Fraterno a partir da conexão com as qualidades harmoniosas do Amor do Cristo.
10. Baseado neste estudo, o que você conclui sobre a preparação de um campo vibratório apropriado para o Atendimento Fraterno a pessoas desequilibradas e/ou em sofrimento, no contexto do Centro Espírita? Fundamente sua afirmativa.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO

     Sugerimos que sejam seguidos os itens da orientação sobre “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA

“Harmonia Interior”
(Espírito André Luiz)
     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

     Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO CATORZE” antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.

ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO