PROGRAMA JORNADA FRATERNA
FORMAÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO FRATERNO
ROTEIRO DE ESTUDO DOZE

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

     Este Roteiro apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador” (livro-base).

CAPÍTULO PARA ESTUDO: 14
      Com este capítulo iniciamos a PARTE II do livro-texto, que aborda os Conceitos Operacionais, a Organização e a Prática da Atividade de Atendimento no Centro Espírita, focalizando especificamente a atividade do DIÁLOGO FRATERNO.

O Atendimento Fraterno pelo Diálogo:
Temáticas Gerais dos Atendidos
Páginas 137 a 146 (1a. ed.); Páginas 189 a 201 (2a. ed.)

OBJETIVO DO CAPÍTULO 14
Parte II: Seção IV - Conceitos Operacionais: Explicita as temáticas mais frequentemente abordadas pelos Atendidos no Diálogo Fraterno, apresentando-as em uma tipologia classificatória. Enfatiza a necessidade de instrumentalização específica dos trabalhadores.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação)

      Em seu estudo, focalize os itens abaixo.

1. Identifique no texto o enunciado do objetivo principal do Diálogo Fraterno.
2. Coloque a tipologia das temáticas apresentadas em um esquema, resumindo o que você considera seja a principal característica de cada uma.
3. De sua experiência de vida ou de trabalho na Casa, rememore casos que exemplifiquem cada temática apresentada. Se decidir compartilhá-los no Grupo, conserve anônimos os envolvidos.
4. Você também pode abordar alguma experiência pessoal de superação. O que ajudou? O que dificultou? O que foi mais impactante?
5. Como você entende a distinção entre os “casos de encaminhamento claro” e os “casos complexos”? Você acha útil ou não essa distinção? Por que?
6. Resuma o mecanismo divino pelo qual as pessoas nos são encaminhadas para atendimento. No texto, afirmamos que a pessoa (e sua situação) que atendemos é aquela exatamente adequada para nós. Elabore essa afirmativa, enunciando as razões pelas quais ela é sempre verdadeira.
7. Reflita, utilizando-se do texto, sobre as razões que levaram a Espiritualidade Superior a enfatizar a necessidade de instrumentalização para o trabalho de atendimento ao próximo através da terapêutica do Cristo Consolador.
8. Enumere os benefícios que você poderá usufruir da preparação consciente para o trabalho de Atendimento Fraterno.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO

      Seguir os itens da “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”, explicitada na página “GRUPOS DE FORMAÇÃO”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”.

MENSAGEM INSPIRADORA

“Instrumentalização do Trabalhador Espírita” - Espírito Bezerra de Menezes

     A mensagem integral encontra-se na página “MENSAGENS INSPIRADORAS”, neste site. Menu: “Formação em Atendimento Fraterno”. Pode ser baixada pelo usuário.

SUA PRÓXIMA TAREFA

Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do “ROTEIRO TREZE” antes do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser focalizado.

ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE !

copyright@ NEUZA ZAPPONI-MELLO, 2016

Criação e desenvolvimento

Neuza Zapponi de Mello

 É escritora e palestrante; facilita cursos de autotransformação (reforma íntima) e formação de trabalhadores espíritas. Filiações de trabalho: Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e Comunhão Espírita de Brasília. Profissional por quarenta e sete anos em Psicologia e Educação. Vasta experiência no atendimento a pessoas em sofrimento profundo (perdas, traumas, crises severas, doenças graves). Professora-doutora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Ex-professora da University of Texas (USA).

"Caderno Orientador"

"Clique na imagem para baixar"

2a. Edição do Livro Base

Disponível nos endereços:

Editora Boa Nova

Candeia Distribuidora

FEDF (DAE) – MEMÓRIA 10 ANOS: 2006-2016.
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2017
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO

FEDF (DAE) MEMÓRIA: ANUÁRIO 2018
Clique no título abaixo para ver o arquivo
FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM ATENDIMENTO FRATERNO